sábado

"Jesus, a Paixão"

O espetáculo teatral “Jesus, a paixão” de Verdejante/PE, que aconteceu nos dias 05 e 06 de abril às 19h no espaço cultural Cícero Lopes de Sá, foi um sucesso. O evento revelou porque este espetáculo ficou entre os 18 selecionados para ser incentivado e incluído na rota das paixões de Pernambuco. A Associação cultural e Artística de Verdejante – ACAVE, após 04 anos de muita luta concorrendo desde a 1ª edição do edital “Pernambuco de todas as paixões”, teve em 2012, na 4ª edição do edital a oportunidade de ser contemplada com o incentivo oriundo do governo do estado. Na nova produção o espetáculo ganhou seu novo formato e características que o valorizam mais ainda, para uma reestreia com visibilidade à altura de merecer incentivo e apoio das parcerias até aqui alcançadas. “No entanto nosso maiores objetivos ainda não foram totalmente alcançados, queremos provocar a sustentabilidade, geração de emprego e renda através da cultura, sem esquecer da presença da representação da FUNDARPE, através da pessoa de Rita (diretora cênica) onde veio acrescentar e trazer maior credibilidade ao projeto, o espetáculo comoveu a diretora, que se impressionou com a capacidade artística local, e saiu com uma ótima impressão da nossa cultura, reconheu ainda que o trabalho que vem sendo feito pela ACAVE na cidade e povoados é indicador da verdadeira crescente cultural no interior do sertão.” acrescenta o atual Presidente da ACAVE, Thiago Sá.
Além deste grande evento que mobilizou cerca de 2.000 pessoas nos dois dias de apresentação, os espectadores se encantaram com outro grande espetáculo da cultura popular, “a malhação do Judas” ou “circo dos caretas” que acontece há mais de 90 semanas santas, mais antiga que o próprio município, manifestação que sempre acontece na sexta-feira santa. A brincadeira de malhar Judas aqui é diferente, os meninos se dedicam muito, juntam material reciclado pra fazerem as caretas, além dos adereços de cabeça, que podem ser flores ou até mesmo um par de chifres, animam a cidade pedindo de porta em porta as “esmolas” que serão oferecidas no ritual, os integrantes preparam coreografias e encenam o furto dos alimentos doados.
Aos ladrões, sobram chicotadas e sofrimento, tal qual o Judas que, ao fim da brincadeira, jaz no terreiro, sem capim algum que o preencha. “Nossa proposta, além de incentivar a cultura através do teatro, e apoio á manifestação dos caretas é gerar sustentabilidade, emprego e renda direta e indireta e otimizar cada vez mais o turismo na cidade”, disse o secretário. Com o fim das manifestações da semana santa, Verdejante passa a se preparar para um outro grande evento, os Festejos à Padroeira da cidade N. Srª do Perpétuo Socorro, que será realizado em junho de 2012, ano em que a cidade faz 50 anos de emancipação política, e não pode deixar de se comemorar com eventos à altura.
De acordo com o Secretário municipal de cultura, esportes e turismo, Robson Sá, tanto a parte cultural como o turismo em geral serão incrementados nesse período em verdejante. A encenação da Paixão, por exemplo, valoriza profissionais iniciantes e reconhece a capacidade artística local, que objetiva o resgate da cultura religiosa do povo pernambucano e ainda trouxe muitos visitantes à nossa cidade.
Deptº de Comunicação da Associação cultural e Artística de Verdejante - ACAVE

Um comentário:

  1. SÓ HOJE TIVE TEMPO PARA COMENTAR SOBRE ESSE TALENTO QUE AFLORA EM VERDEJANTE. PARABÉNS A TODOS QUE FAZEM PARTE DESSA EQUIPE QUE ENXERGA ALÉM DO HORIZONTE. É VERDEJANTE MOSTRANDO O SEU VERDADEIRO EU COM CAPACIDADE DE MOSTRAR A CULTURA QUE OUTRORA ESTEVE ESCONDIDA. É A ESPERANÇA SURGINDO COMO RAIOS DE SOL ILUMINANDO TUDO E TODOS. VALEU, GENTE DE FÉ !!!

    ResponderExcluir