domingo




Em meados do século XIX, famílias oriundas da Fazenda Panela D’água, fixaram residência nas redondezas da fazenda Bezerros, no alto Sertão Pernambucano.
Em 1926 a vila Bezerros foi rota do cangaço, Virgulino Ferreira da Silva vulgo "Lampião" com seu bando saquearam o pequeno vilarejo, o alvo era o coronel David Jacinto, que liderava o povoado. O cangaceiro queria dinheiro e o coronel se negou a dar, irritado, Lampião mandou seus capangas amarrá-lo num jumento e o seqüestrou.
A esposa do coronel, D. Joaninha, apavorada, fez uma promessa para que seu marido retornasse a salvo, ela conseguiu dinheiro e pediu ao vaqueiro da fazenda para sair à procura do bando e então pagar o resgate. O bando foi encontrado em Carnaúba, o dinheiro do resgate foi entregue e o Coronel voltou a salvo para casa, a promessa então atendida foi realizada uma festa com os vaqueiros da vila, originando assim a tradicional "Missa do Vaqueiro de Verdejante" desde o início do século XX, comemorada no mês de Dezembro de todos os anos junto aos festejos à "Nossa Senhora Imaculada Conceição". A disseminação da religiosidade cristã próximas às festividades profanas, são frequentes e atraem muitos visitantes para cidade.
A Missa do Vaqueiro hoje no sítio Riacho verde comemora sua XII edição e conta com uma ótima programação:
11h - Almoço dos vaqueiros
12h - Solta de 03 novilhas na caatinga (quem pegar é o dono)
15h - Solta de fogos anunciando o fim da pega
16h - Procissão em direção ao Riacho Verde (Cavalgada)
18h - Santa Missa
21h - Shows com Forrozão KRA NOVA, Forrozão POPSOM e RANIERE E BANDA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário