quinta-feira

A Paixão de Cristo em Verdejante


O espetáculo “A Paixão de Cristo” de Verdejante, cidadezinha localizada no alto sertão central do interior pernambucano, existe desde 1998 e surgiu por iniciativa de professores e estudantes da escola estadual da cidade, o objetivo era representar através do teatro a maior de todas as histórias religiosas da humanidade. Três anos depois da sua estréia, o espetáculo teve que ser interrompido devido a falta de apoio para sua realização.
Anos após, em 2007, com o desejo de dá visibilidade á tradição cultural e religiosa do povo pernambucano, um novo espetáculo foi reescrito, projetado e dirigido pelo produtor cultural Robson Sá, que propõe uma reflexão sobre as formas de viver a religiosidade e os valores que muitas vezes se perdem no cotidiano deixando de ser referência para as novas gerações. Na nova produção o espetáculo ganhou novo formato com características que o valorizaram ainda mais para sua reestréia, dando visibilidade a altura de merecer incentivo e apoio. Hoje o espetáculo conta as últimas horas de vida e morte de Jesus Cristo, baseada na bíblia e recria o espaço onde tudo aconteceu e dá vida aos personagens, reforçando a fé e mobilizando a platéia.
O elenco conta com a participação de jovens entre 14 e 18 anos que formam o TENOG, grupo de teatro da cidade e também de alguns jovens integrantes do programa PROJOVEM, da secretaria de assistência social da prefeitura municipal. Ao todo a produção conta com cerca de 40 jovens atores, figurantes, técnicos e produtores compõem o espetáculo, valorizando os profissionais iniciantes reconhecendo a capacidade artística e ainda contribuindo com o social.
No entanto os objetivos maiores do projeto ainda não foram totalmente alcançados, buscamos provocar a sustentabilidade através da geração de emprego e renda direta e indireta para esses jovens através da cultura. Na certeza ainda de atrair o turismo para a cidade na semana santa que resultará no crescimento econômico e ampliação da demanda de comércio e gastronomia local.
Contribua com o resgate da tradicional cultura religiosa do povo pernambucano, venha conferir a magia do teatro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário